Negócios
blog
vitruum.com.br > blog > ver > 43 > o que e uma vistoria imobiliaria
O que é uma Vistoria Imobiliária?
08 de Setembro 2020 | Por Objetiva

Vistorias Imobiliárias são a forma mais segura de garantir o estado de conservação de um imóvel.

Quem tem um imóvel quer segurança. Pode ser o único imóvel, ou um investimento. Em todos os casos, o estado de conservação é um dos fatores que mais influencia em seu aspecto geral, sua valorização, e atratividade.

A vistoria imobiliária é o documento que confirma as características do imóvel no momento da sua concepção.

Para manter um imóvel bem conservado e funcional é preciso de cuidado e atenção aos pequenos reparos. O tempo - e até a falta de pessoas - degradam um imóvel. É nítida a diferença entre um imóvel habitado e bem cuidado, e um imóvel "com cheiro de fechado".

As vistorias imobiliárias são fundamentais nesses processos. Seja uma casa, um apartamento, ou um salão de festas, tudo pode ser vistoriado. O vistoriador, que é a pessoa responsável pela confecção da vistoria precisa ter a sensibilidade de encontrar os detalhes presentes nos ambientes e que devem ser preservados.

Engana-se quem imagina que imóveis maiores são mais difíceis de vistoriar. A minúscia no processo é exigida pela quantidade de detalhes presentes. O proprietário e o vistoriador são os únicos responsáveis por deliberar sobre o rigor de uma vistoria.

Quando da criação de uma vistoria, tem-se sempre dois caminhos: o primeiro é o mais simples, indicado para imóveis novos, imóveis reformados mas vazios, loteamentos, garagens e bens com poucas particularidades. O segundo, é o detalhado, quando se incorpora um detetive e sabe-se até o tipo de cera usada para o piso de parquet (taco) que era usado no hall de entrada.

Uma vistoria é capaz disso tudo. Com poucas ou muitas informações, o que está registrado nela por meio de textos, imagens e vídeos, é um documento legal. Lembramos que quanto mais informações melhor. O vistoriador torna-se uma espécie de perito, e é responsável por avaliar o estado e o funcionamento dos itens presentes no imóvel de acordo com sua utilização e conservação.

Feita a vistoria, ela agora é uma prova. Por este motivo, é preciso ter um olhar clínico, estar atento aos pormenores e saber diferenciar materiais. Algo simples, como uma torneira pode ser definida como "torneira dourada", ou como "torneira de plástico e cor dourada para bancada".

Quando dois objetos aparentemente iguais são comparados, o contraste fica claro.


Esse é o papel da vistoria. Uma descrição genérica pode indicar que um item custe mais de R$ 1.000,00, quando na verdade, ele custe menos de R$ 50,00. Nas confrontações de entrada e saída de inquilinos, por exemplo, uma boa vistoria tem impacto real para o acerto de contas e entendimento de ambas as partes.

A Vitruum tem o objetivo de deixar o processo de realizar vistorias mais rápido, simples e transparente.

Quem quer realizar vistorias de forma eficiente precisa conhecer o App Vitruum. Nele você pode cadastrar todas informações do imóvel - da maneira mais simples à mais complexa - separar os imóveis em cômodos, e registrar todos detalhes dos imóveis.

Faça fotos de todos os cantos, organize suas galerias e apresente uma vistoria profissional aos seus clientes. Com Vitruum, você tem acesso a tudo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Envie e receba laudos de vistoria na facilidade de um clique, sem precisar de papel, caneta, horas de digitação e registros internos dos imóveis.

Compartilhar
Linkedin
Twitter
Linkedin
Twitter
 

© 2021 Vitruum. Desenvolvido por Objetiva Software®